Mundo

França prepara conferência humanitária para o Sudão

A França vai organizar uma conferência humanitária a 15 de Abril para ajudar o Sudão, que atravessa a maior crise de refugiados do mundo, anunciou, ontem, o ministro dos Negócios Estrangeiros francês.

17/02/2024  Última atualização 14H48
Stéphane Séjourné, ministro dos Negócios Estrangeiros francês. © Fotografia por: DR
Stéphane Séjourné afirmou, durante uma audição na Assembleia Nacional francesa, que  "Vamos organizar uma conferência humanitária em Paris, a 15 de Abril, para o Sudão e os países vizinhos, para ajudar a resolver esta crise humanitária dramática. Não deve tornar-se uma crise esquecida".

A guerra, que eclodiu em Abril de 2023 entre o chefe do Exército sudanês, Abdel Fattah al-Burhan, e Mohamed Hamdan Daglo, seu antigo adjunto e comandante do grupo paramilitar Forças de Apoio Rápido (RSF), causou milhares de mortos e desencadeou uma catástrofe humanitária.

Cerca de 25 milhões de pessoas, mais de metade da população, necessitam de ajuda, sendo que quase 18 milhões enfrentam uma insegurança alimentar aguda, de acordo com os dados mais recentes de várias agências das Nações Unidas, que trabalham naquele país.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo