Cultura

Fundação António Agostinho Neto homenageada pelos feitos patrióticos

Mário Cohen

Jornalista

Diplomatas, escritores, homens de cultura e membros a Brigada Jovem de Literatura Angolana (BJLA), renderam, ontem, em Luanda, no Memorial António Agostinho Neto (MAAN), uma homenagem à Fundação António Agostinho Neto (FAAN), pela sua missão patriótica.

22/03/2024  Última atualização 12H25
Marcelo Sebastião, Mário Pinto de Andrade, Marlon Labrador e António Quino foram prelectores © Fotografia por: DR

O embaixador da Venezuela em Angola, Marlon Labrador, o deputado Mário Pinto de Andrade, os escritores António Quino e Carlos Pedro, Marcelo Sebastião, chefe de departamento de Apoio à Investigação do Memorial e Gabriel Mbuale, da Unidade de Defesa Presidencial (UDP), fizeram parte do painel de debate.

A homenagem à FAAN, segundo os convidados, surge para reconhecer "o intenso, ininterrupto e impactante trabalho patriótico e sociocultural, que tem sido realizado há 16 anos, em prol da construção da Nação”.

O escritor António Quino disse que a FAAN é uma instituição ligada à preservação e divulgação do legado do seu patrono. O escritor frisou, ainda, que a instituição tem procurado conservar à memória do primeiro Presidente de Angola, Agostinho Neto, através de estudos e contribuições sobre a sua vida e obra  da história do país.

António Quino explica que a Fundação tem realizado actividades culturais, políticas e académicas com a finalidade de informar  sobre o legado de Agostinho Neto.

Na sua dissertação sobre "Cátedras Internacionais: Sua Importância para a divulgação do Legado de Agostinho Neto”, disse, existir as cátedras de Neto na Universidade de Roma, em Itália, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em Portugal, da Escola Superior de Economia da Universidade de Morón, na Argentina e da Universidade  Metodista de Angola.

O embaixador da Venezuela em Angola, Marlon Labrador, disse que o Fundador da Nação, é uma das grandes figuras de África com grande referência no seu país. "Temos no centro da cidade capital um busto de Agostinho Neto como forma de reconhecimento do seu legado internacionalmente ”.

Agostinho Neto, adiantou, é estudado em várias partes do mundo. O escritor Carlos Pedro, que abordou o tema "O Impacto do Programa Editorial da FAAN na Veiculação da História, do Saber e da Cidadania”, revelou, que as obras produzidas pela fundação sobre Man Nguxi, tem contribuído muito para que as gerações vindouras conheçam o seu legado.

Marcelo Sebastião, chefe de departamento de Apoio à Investigação do Memorial, que falou sobre a importância do projecto cultural "Sábado nos Musseques”, destacou os valores da cidadania e a importância do dever patriótico.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura