Cultura

Fundação Brilhante assegura os prémios para o Carnaval 2024

As despesas para a realização dos desfiles competitivos das distintas classes do Carnaval 2024 na Lunda-Norte, incluindo de atribuição dos prémios aos vencedores, estão assegurados pela Fundação Brilhante, à semelhança das três últimas edições.

31/01/2024  Última atualização 12H15
Foliões na província da Lunda-Norte estão expectantes em mostrar a cultura Cokwe © Fotografia por: AGOSTINHO NARCISO | EDIÇÕES NOVEMBRO | LUBANGO

A informação foi prestada ao Jornal de Angola pelo chefe de departamento da Acção Cultural do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e  Desportos, Silva Cambende, que considerou fundamental o apoio da Fundação Brilhante para o êxito do Carnaval.

O responsável não revelou o valor a ser atribuído, acrescentando apenas que desde 2021 que a intervenção daquela instituição social do sub-sector diamantífero tem contribuído  significativamente para a valorização, exaltação, promoção e divulgação da cultura.

"O apoio financeiro que a Fundação Brilhante tem disponibilizado é fundamental para a realização do nosso Carnaval. É um contributo significativo para a valorização, exaltação e promoção da nossa cultura. O patrocínio serve para a realização dos desfiles e a atribuição dos prémios”, referiu Silva Cambende.

O chefe de departamento  da Acção Cultural anunciou que as inscrições estão abertas, tendo já inscritos oito grupos carnavalescos, dos quais seis para o desfile competitivo da classe adulta e dois da infantil. Além do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e  Desportos,  o registo para as confirmações com vista à presença dos foliões na  fase competitiva do Carnaval 2024, na Lunda-Norte, estão, igualmente, abertas nas Administrações Municipais locais, de acordo com João Cambende.

A par dos trajes, garantiu, as autoridades vão, igualmente, distribuir instrumentos como apitos, batuques e outros adereços carnavalescos.

Silva Cambende disse que a expectativa é que o Carnaval deste ano, na Lunda-Norte, seja mais interactivo e educativo, mostrando a realidade dos elementos que conformam a cultura do povo Lunda Cokwe, a partir da organização dos próprios grupos que vão desfilar.

O responsável adiantou que a inovação e qualidade vão ser as principais marcas da festa, este ano, tendo em conta a exibição do potencial dos grupos carnavalescos,  que têm ilustrado a exuberância e o valor da dimensão cultural dos povos do Leste de Angola. A avenida Dr. António Agostinho Neto, na Zona II da Centralidade do Mussungue, palco do desfile provincial, vai começar a receber uma decoração adequada, tendo em vista a preservação, fortalecimento e promoção do mosaico cultural angolano.

Silva Cambende manifestou confiança na apresentação de coreografias mais expressivas, alegorias e canções que transmitem mensagens positivas, dirigidas, fundamentalmente, para a necessidade da mudança de comportamentos reprováveis na sociedade.

Uma das inovações previstas na edição 2024 do Carnaval, sublinhou, tem que ver com a criação de blocos de animação, encabeçadas por responsáveis de distintas instituições públicas e privadas sediadas na província. O corpo do júri vai ser designado em tempo oportuno pela organização, que entende que o mesmo deve ser constituído por personalidades com reconhecida idoneidade e conhecimento das manifestações culturais da província.

Ensaios

O responsável do grupo Txaco Txetu, Manuel Vungo, disse ao Jornal de Angola que os integrantes da sua agremiação estão a trabalhar afincadamente para a recuperação do título da classe de adultos, perdido há três anos, desde que decidiu não mais participar no Carnaval, por questões organizativas. "Apesar de ficarmos três edições sem participarmos nos desfiles, esperamos para este ano boa participação para voltarmos aos lugares cimeiros”, disse.

Manuel Vungo louvou o gesto da Fundação Brilhante  em apoiar  o evento, mas por outro lado lamentou a falta de incentivos por parte de muitos empresários locais, sobretudo, na aquisição de trajes e outros materiais que podem dar uma outra imagem ao desfile.

O grupo vai  nesta edição apresentar, como sempre, as danças kandjendje e kabindjissa, estilos que caracterizam  a txianda. Com sete títulos na sua galeria, o grupo Txaco Txetu procura resgatar os valores culturais deixados pelos ancestrais.

Por seu turno, o director artístico do grupo Mwesseke Utale, Augusto Gastão, disse que o seu elenco está galvanizado para poder dançar condignamente no desfile provincial do Carnaval da Lunda-Norte e conquistar o troféu. Os ensaios, disse, decorrem sem constrangimentos, em função da entrega  dos integrantes do grupo, que já leva cinco títulos do Carnaval .

Agremiações carnavalescas no Soyo preparam desfile

Sete grupos carnavalescos do município do Soyo estão em preparação para o desfile municipal do Carnaval 2024, marcado para o dia 10 de Fevereiro, confirmou ao Jornal de Angola o responsável municipal da Cultura, José Teresa.

Os dois primeiros classificados, a nível do município, vão representar o Soyo no desfile provincial, a realizar-se no dia 13 de Fevereiro, na cidade de Mbanza Kongo.

Para a presente edição do Carnaval, estão inscritos os grupos Jerma, Txiama Nascer do Sol, Tumuene Ponto Final, Bloco Chama Azul, Luano, União da TGFA e Nkungu Yenguele.

José Teresa assegurou que os preparativos estão a decorrer conforme o previsto e os grupos estão a ensaiar com afinco, porque todos querem vencer a presente edição.

"O Soyo é o município que a nível da província do Zaire vai estar representado com dois grupos no desfile provincial”, disse José Teresa, acrescentando que relativamente aos apoios, os grupos estão à procura junto do empresariado local, algo que considerou estar a ser muito difícil.

"A Administração Municipal apenas garante prémios para os grupos vencedores”, disse.

União da TGFA

Os integrantes do grupo carnavalesco União da TGFA, no município do Soyo, estão a realizar uma preparação com afinco, com vista à revalidação do título conquistado na última edição.

O grupo carnavalesco União da TGFA tem a sua sede fixada no Bairro do Pungo, onde a reportagem do Jornal de Angola manteve  uma conversa de aproximadamente 40 minutos com o seu responsável.

João Eva assegurou que os ensaios estão a decorrer sem sobressaltos e os integrantes e a sua falange de apoio só pensam na revalidação do título. Apesar do início tardio dos ensaios, disse, tudo está a decorrer segundo o previsto pela direcção.

Na edição passada, referiu, o grupo desfilou com 60 integrantes, mas este ano o número vai crescer, já que durante os ensaios têm surgido mais pessoas, entre jovens, crianças e idosos, ávidas em dançar o Carnaval.

João Eva, que também é o coreógrafo do grupo, precisou que quanto aos apoios tem recebido da Direcção Municipal da Cultura, apenas, "apoio moral”.

Quanto à indumentária e outros adereços para o Carnaval, João Eva disse que contam com apoio das unidades hoteleiras  Nempanzu, Sochol e da gráfica TK.

Para João Eva, estes apoios ainda são insuficientes e apela à classe empresarial a ajudar os grupos carnavalescos, para uma participação com êxito e mostrar aos visitantes o lado cultural do município petrolífero do Soyo.

Grupo Elenco do Povo vai representar o município da Caála no acto provincial

O grupo carnavalesco Elenco do Povo, do bairro da Mangumbala, é o representante do município da Caála no desfile provincial do Carnaval, edição 2024, no Huambo, que este ano  acontece a 12 de Fevereiro, na avenida  Alioune Blondin Beye, naquela cidade.

O desfile de apuramento decorreu, domingo, no Largo 8 de Janeiro, na cidade da Caála, e classificou, igualmente, o grupo tradicional Tuyula, do bairro Cantão Pahula, enquanto na classe infantil ficou classificado o grupo "Rainha do Milho”, que são os representantes municipais para o desfile central provincial.

Este ano, o Carnaval em todo o país realiza-se sob o lema "A Diversidade Cultural como Factor de Atracção do Turismo”, e teve no desfile municipal a participação de 13 grupos e quatro blocos de animação.

A melhor canção e dança foi atribuída ao grupo Tuyula do Cantão Pahula, enquanto o título de melhor rainha e comandante foi atribuído ao grupo Rainha do Milho. Na ocasião, o chefe do Departamento de Acção Cultural, Pascoal Pedro Nhanga, destacou o excelente nível da organização desta edição do Carnaval municipal, por apresentar muita inovação.

Pascoal Pedro Nhanga destacou o envolvimento das instituições privadas, sobretudo os empresários locais, que investiram nos grupos para se apresentarem com novas indumentárias, o que permitiu dar mais cor e alegria na "festa do povo”.

Segundo Pascoal Pedro Nhanga, o programa do Carnaval 2024 teve início com a acção de refrescamento do júri, sendo que a segunda fase contemplou a realização dos desfiles comunais.

O administrador municipal da Caála, Ruben Etome, elogiou o envolvimento da população na realização do Carnaval, para que se enalteça cada vez mais a cultura local. Depois de se encontrar o vencedor, segundo o administrador, as atenções passam para os três grupos representantes municipais. "É o momento de arregaçar as mangas para que os representantes da Caála participem condignamente na fase provincial, para isso, alguns detalhes não podem ser revelados, senão deixam de ser novidades”.

Ruben Etome disse que o município vai trabalhar para que se melhore a qualificação do segundo lugar da edição anterior no desfile provincial.

 Victorino Matias | Dundo Fula Martins | Soyo Estácio Camassete |Huambo

 

 

 

 

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura