Cultura

Grupo Ovindjendje conquista o Carnaval de 2024 no Huambo

Adolfo Mundombe/Huambo

Jornalista

O grupo carnavalesco Ovindjendje, do município do Chinjenje, venceu, segunda-feira, na cidade do Huambo, o desfile do Carnaval edição 2024, ao totalizar 284 pontos e teve direito como prémio a quantia de um milhão e cem mil kwanzas.

13/02/2024  Última atualização 07H18
Grupo carnavalesco Ovindjendje, do município do Chijenji, convenceu o júri no desfile provincial do Carnaval no Planalto Central © Fotografia por: Joaquim Armando. Huambo| Edições Novembro

O segundo lugar foi para o grupo Eco da Gruta, do município do Cachiungo, com 260 pontos, que recebeu como prémio o valor de 800 mil kwanzas, e em terceiro lugar ficou o Elenco do Povo da Caála, com 253 pontos, encaixando 650 mil kwanzas.

O título de melhor rainha foi para o grupo Ovindjendje, que recebeu como prémio 85 mil kwanzas, enquanto o melhor comandante foi do Elenco do Povo da Caála e teve direito a 65 mil kwanzas.

Na classe tradicional, o primeiro lugar, com 266 pontos, pertence ao grupo Mbulu Yongombe, do município do Mungo, que levou um prémio de 700 mil, o segundo ficou com o grupo Deolinda Rodrigues, do Ucuma, com 240 pontos e recebeu 500 mil kwanzas,  e o terceiro lugar, com 226 pontos, foi para o grupo Ongondjo, do Longonjo, que ficou com 350 mil kwanzas.

A melhor canção na classe tradicional, com 187 pontos, pertence ao grupo Katyavala,  do Bailundo.

O responsável do grupo Ovindjendje, José Pedro Cahango, revelou que depois de ter perdido na edição passada, desta vez a equipa trabalhou afincadamente e conseguiu o primeiro lugar.

"Doravante, vamos preparar o grupo antes, para que tenhamos mais espaço para as sessões de ensaios, com desejo de nos mantermos  sempre no pódio”, disse.

O interlocutor louvou o apoio da administração municipal do Chinjenje e revelou que o prémio arrebatado vai contribuir na preparação da próxima edição.

Na ocasião, o administrador municipal do Chinjenje, Pedro Isaac, fez saber que o grupo do município que administra desfilou para resgatar o prémio que por alguns anos esteve fora do seu alcance.

O administrador disse que o seu representante, nos últimos três meses, esteve envolvido fortemente nos ensaios do Carnaval e este trabalho garantiu a conquista do primeiro lugar na classificação.

Na ocasião, a governadora do Huambo, Lotti Nolika, afirmou que o Carnaval ficou inovado, mas sem fugir da identidade cultural do povo, pois em cada ano que passa procura-se melhorar o suficiente.

A governadora louvou o empenho dos grupos ao investir na festa do Carnaval e pediu o envolvimento dos empresários, no sentido de garantir apoios para se ter uma festa mais brilhante.

O desfile central provincial do Carnaval edição 2024 de adultos teve a participação de 12 grupos da classe tradicional dos 11 municípios e oito verdadeiramente carnavalescos e três Blocos de Animação dos municípios do Huambo, Longonjo e Londuimbali.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura