Desporto

Henrique Mascarenhas estagia em Rio Maior

Armindo Pereira

Jornalista

O nadador Henrique Mascarenhas foi o quarto internacional angolano a entrar para o Centro de Alto Rendimento de Rio Maior, no espaço de 15 dias, fruto de um acordo entre a Federação Angolana de Natação (FAN) e a congénere portuguesa, apurou o Jornal de Angola junto da instituição reitora.

01/02/2021  Última atualização 10H27
Nadador Henrique Mascarenhas © Fotografia por: Edições Novembro
Mascarenhas, Daniel Francisco e Maria Lopes juntam-se à Lia Lima, que durante muitos anos foi a única a evoluir no referido centro. Também em Portugal, mas no Jamor, encontra-se João Gonçalves, "uma das promessas da SelecçãoNacional”.

Em três meses à frente dos destinos da FAN, a direcção liderada por Joaquim Santos encetou contactos com a homóloga sul-africana para que outros quatro atletas, com mais pontuação no "ranking” da Federação Internacional da modalidade (FINA), treinassem naquele país sob orientação técnica de Graham Hill.

Hill é o principal treinador da África do Sul e orientou Chad le Clos, o sul-africano que nos Jogos Olímpicos de Londres'2012 derrotou a lenda norte-americana, Michael Phelps. Em declarações ao Jornal de Angola, o presidente da FAN, Joaquim Santos, promete continuar a dar cumprimento ao programa apresentado durante a campanha eleitoral.

"Foi outro feito importante. No ano passado tivemos apenas uma atleta, na África do Sul, a treinar por uma semana. Pretendemos uma Selecção Nacional cada vez mais forte, e criamos condições para levar a este estágio quatro nadadores, dois em cada classe”, revelou.

No entanto, Santos lamentou o facto de a nova variante da Covid-19 ter resultado no fecho dos espaços aéreos europeu e sul-africano. A situação levou a FAN a adiar esta etapa da preparação dos atletas, que lutam por um lugar nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto