Cultura

Igualdade de direitos entre os géneros reflectida em espectáculo de teatro

Armindo Canda

Jornalista

A peça teatral intitulada “Guerra do Género” exibida, sexta-feira, na Liga Africana, pelo Núcleo de Artes Actores de Rua, narrou o comportamento das mulheres pela disputa da liderança do lar, e levou à reflexão sobre os factores socioculturais em comunidades tradicionais e conservadores.

17/03/2024  Última atualização 10H03
Problemas económicos são motivos de muitas separações © Fotografia por: DR

Durante duas horas, o grupo levou à análise dos espectadores uma peça sobre a atitude autoritária de certas mulheres, e a questão do empoderamento feminino, assunto muito debatido actualmente na sociedade angolana.

Abílio e Maria, um casal jovem e com muitos projectos em comum, no namoro Abílio dedicou toda a atenção à companheira, dando sempre o que precisava, até pagou a formação académica, e conseguiu um emprego para a namorada.

Já casados, o jovem trabalhador e bem-sucedido, perdeu o emprego. Porém, quanto mais precisava do apoio moral da esposa, recebia em troca desprezo, humilhação, por ser a Maria, única a trabalhar, enquanto o marido estava desempregado.

Depois de muito tempo, a esposa tornou-se numa empresária de sucesso e passou a maltratar e a desrespeitar o esposo, por ele deixar de ser o provedor do lar. Abílio Januário, que interpretou o papel do esposo, disse ao Jornal de Angola no final do espectáculo que teve que fazer um trabalho aturado de pesquisa e ensaio sobre o perfil do personagem.

Abílio Januário explicou que as características do personagem eram de jovem muito prestativo e atencioso com a família. Com a exibição da peça, prosseguiu, o grupo pretendeu chamar a atenção sobre alguns comportamentos negativos de certas mulheres que alcançam o sucesso profissionalmente.

Abílio Januário aconselhou mais diálogo e compreensão entre os casais na resolução dos problemas entre os casais. Outrossim, ressaltou, é colocar Deus em primeiro lugar.  

Para Maria José, não foi difícil interpretar o papel de esposa, por ser um comportamento muito frequente nas mulheres. O empoderamento feminino, destacou, é um assunto que muito se fala nos últimos tempos na sociedade angolana.

A actriz reconheceu que algumas mulheres desrespeitam os maridos. "O homem deve ser visto como um líder e merece ser sempre respeitado independentemente da situação financeira.”

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura