Uma das grandes vantagens da mundialização é a facilidade de mobilidade das pessoas, mercadorias e do capital. No fundo, a sociedade global, na actualidade, realiza-se mediante o fim das barreiras que permitem com que tudo esteja acessível para todos.
Com sangue, suor e lágrimas, Ângelo Victoriano inscreveu o nome na lista dos “imortais” da história de Angola Independente. Foi um combatente destemido do desporto que, nos campos de batalha de África e do Mundo, deixou tudo dentro das quatro linhas, em defesa de um objectivo maior: o sucesso colectivo, para a alegria do povo, cuja autoestima foi alimentada, durante anos, pelas conquistas do basquetebol.
A família é o principal espaço de referência, por via da qual se efectiva a protecção e socialização dos indivíduos, independentemente da forma como a sociedade se apresenta. É o tronco que exerce de forma intemporal o suporte catalisador de formação de valores culturais, éticos, morais e espirituais, que têm transitado de geração em geração.
Os desafios que, as Organizações públicas e privadas enfrentam na actualidade, clamam pela necessidade urgente de colocar a Ética e a Deontologia Profissional no centro das atenções e estratégias de actuação, pelo facto de serem instrumentos vitais para a humanização da conduta do homem e/ou profissional, sobretudo no atendimento de qualidade aos clientes.
A empregabilidade dos jovens, através de programas e projectos destinados a capacitá-los e a proporcionar oportunidades significativas de empreendedorismo, é, provavelmente, dos maiores desafios do actual Governo, dos parceiros e de toda a sociedade.
Sem nos arriscarmos a apresentar números, é comum vermos casos de paragem cardio-pulmonar e engasgos que ocorrem, praticamente todos os dias, no domicílio, no local de trabalho, na via pública e em outros espaços.
Os tambores africanos, conhecidos pelos seus ritmos hipnotizantes e batidas poderosas, ocupam um lugar significativo na rica herança cultural de África. Mais do que embalar cantos e danças, os tambores africanos servem como um meio de comunicação. Além de servirem para os rituais, podem, igualmente, transmitir a identidade de uma linguagem falada.
O conceito de tradição literária acarreta conexões coma história, genealogias dos agentes e eventos,gerações literárias, géneros,antologias, dispositivos de crítica literária, interpretação e ensino. Nas narrativas histórico-literárias angolanas, a articulação dessa malha analítica e instrumental suscita sentidos diferentes, especialmente no modo como se pensa o tempo .É por isso que a função da história literária angolana não pode ser definida com base em modelos que se inspiram em outras temporalidades, tais como aquelas em que se funda a matriz da literatura nacional europeia. No contexto africano, a tradição literária não é invenção contingente ou apenas uma fonte da literatura escrita em línguas europeias. Configura o próprio processo da “razão oral”, como o designou o filósofo senegalês Mamoussé Diagne.Qualquer comportamento centrífugo que ignore o lugar da tradição literária angolana, anula as funções que a história literária pode desempenhar