Mundo

Israel controla hospital de Al-Shifa em Gaza

As forças israelitas anunciaram, terça-feira, que tomaram o controlo do hospital Al-Shifa, em Gaza, alegando que as instalações estavam a servir de base operacional do Hamas, e o Ministério da Saúde em Gaza fala em vários mortos após o ataque.

20/03/2024  Última atualização 11H20
Forças israelitas atacaram hospital Al-Shifa no sul do enclave © Fotografia por: DR

No hospital Al-Shifa, na cidade de Gaza, terão morrido várias pessoas em consequência da ofensiva, que está a ser controlada pelas Forças de Defesa de Israel. Israel afirma que o hospital servia como base do Hamas para Fcomandar ataques”.

O porta-voz das IDF, Daniel Hagari, confirmou, numa declaração publicada nas redes sociais, que o exército israelita lançou uma "operação de alta precisão” em partes do complexo hospitalar.

No vídeo, Daniel Hagari alega, sem fornecer qualquer prova, que "terroristas do Hamas reagruparam-se” dentro do hospital para conduzir respostas tácticas contra Israel.

"A nossa guerra é contra o Hamas, e não contra o povo de Gaza. Não queremos fazer mal aos civis atrás dos quais o Hamas se esconde”, garantiu ainda o porta-voz das IDF, prometendo que operação será levada a cabo com "cautela e cuidado”, noticia a imprensa ocidental.

O Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas, considera que "o que as forças de ocupação estão a fazer contra o complexo hospitalar Al-Shifa é uma violação flagrante do direito internacional humanitário e da quarta convenção de Genebra”.

De acordo com as autoridades de Saúde, cerca de 30 mil pessoas estão abrigadas no hospital, incluindo pacientes, profissionais médicos e pessoas que fugiram de casa à procura de um local seguro.

Segundo as autoridades palestinianas, o ataque das tropas militares israelitas desencadeou um incêndio num dos edifícios do hospital. As comunicações foram cortadas e as pessoas ficaram presas nas unidades de cirurgia e de emergência de um dos edifícios.

Hagari disse que os pacientes e a equipa médica poderiam permanecer no complexo e que uma passagem segura estava disponível para os civis saírem. Israel acusa o Hamas de usar hospitais e outras instalações civis para proteger os combatentes. Desde o início da guerra, em Outubro do ano passado, o exército israelita já invadiu vários hospitais em todo o território.

A maioria das instalações hospitalares de Gaza está inoperacional por falta de combustível e material médico, sendo impossível fazer face às dezenas de pessoas ficam feridas diariamente devido aos ataques israelitas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo