Cultura

Jorge Baptist na abertura da temporada “Reggae and Dub 2024”

O colectivo Loundjfolha realizou, na noite de sábado, a primeira edição do “Reggae and Dub”, com o concerto de Jorge Baptist no espaço Doce Recanto, na rua da Liga Africana. A música de discoteca esteve a cargo de Ras Ufolo, Ras Pablo e Santana, com a animação de Ngana Boba como toaster.

04/03/2024  Última atualização 08H10
O músico assumiu ser um seguidor da linha de Bob © Fotografia por: DR

O artista teve o acompanhamento de Tubarão (bateria), Tussolo (congas), King (baixo) e Anjo (piano), instrumentistas que trabalham com outros estilos musicais. Com eles apresentou temas com arranjos diferentes. Baptist fez menos de uma hora em palco e deu a conhecer os temas "African Diaspora”, "That a Filling”, "Reggae dos ancestrais” e "Papa África”, canções de sua autoria. Transformou em reggae a música "Nas minha Casa” e "Mona Xi ungi xiça”, respectivamente de Martinho da Vila e Bonga.

Em jeito de balanço disse que foi gratificante mostrar o que tem produzido em Luanda. "É a primeira vez que partilhei o palco com outros músicos e tudo era novo para nós, mas felizmente conseguimos agradar o público”, disse.

A Loundjfolha System no ano passado realizou concertos com Legalize, Masta Kaya, Amambo, Salas Visionário, Wilmar Makeni, Inout Project, Matry Lion, Banda Raiz da Família, Leggezin Fill, Natural MC, Dicamba Mbolo, X da Questão e Dueto Mbulumumba.

O colectivo Loundjifolha, ao longo das actividades, tem homenageado personagens ligadas à divulgação da música reggae e do movimento rasta. Tony Sofrimento, Tomás de Melo, Ras Sassa, Terrorizer, Selecta Billy Pitó, Indira Mateta, Mauro Rock, Killa Fragata e Ras Pirate são alguns nomes que fazem parte desta lista.

Baptist nasceu em Angola e cresceu cercado por diversas influências musicais. Iniciou a sua jornada musical em Portugal e Espanha, onde aprendeu a tocar guitarra e começou a ser reconhecido na cena musical independente. Em 1999, mudou-se para o Reino Unido, onde aprimorou as suas habilidades em composição e performance ao vivo.

A sua música é uma mistura única de roots-reggae e blues, com ecos de Bob Marley & The Wailers. Tem uma voz distinta que cativa o público, especialmente em apresentações ao vivo. Depois de tocar em Londres por três anos, Baptist e sua banda "Os Rebeldes” gravaram o álbum de estreia "I Got a Tear” (Tenho uma Lágrima). O álbum é composto por 13 faixas originais de roots-reggae com forte influência de blues.

Actualmente, Baptist reformou a banda e está a trabalhar na produção de um segundo álbum duplo, com um disco em inglês e outro em português. Este novo projecto é um tributo às músicas clássicas do samba que cresceu a ouvir em Luanda.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura