Cultura

Mais de 20 grupos carnavalescos participam no desfile provincial

Vinte e três grupos carnavalescos, entre adultos e infantis, vão participar no desfile provincial do Carnaval 2024, na porovíncia do Uíge, anunciou, segunda-feira, ao Jornal de Angola, o director do Gabinete da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos local.

06/02/2024  Última atualização 06H58
Foliões nas terras do bago vermelho ensaiam os últimos passos para o desfile provincial © Fotografia por: DR

Gomes Costa avançou que o município do Uíge será representado por oito grupos, enquanto os outros 15 são dos demais municípios da província, tendo acrescentado que quatro blocos de animação estão, igualmente, preparados para abrilhantar o Entrudo, antes do desfile dos 23 grupos.

O responsável referiu que os grupos vão exibir, entre outros estilos, o semba, varina, cazucuta, catutula e sonzo, este último característico da região. No entanto, assegurou, estarem criadas todas as condições logísticas para que a maior manifestação cultural possa decorrer sem sobressaltos na província.

Sem ter avançado valores, Gomes Costa adiantou que o Governo provincial está a trabalhar no ajustamento dos prémios dos três grupos, primeiros classificados, nas categorias de adultos e infantis.

Os prémios, garantiu, podem ser mais aliciantes, comparados  com os atribuídos na edição passada.

O responsável incentivou o empresariado local a apoiar a realização do Carnaval na província, para que se possa, cada vez mais, melhorar os prémios.

"Se o empresariado apoiar, acredito que, também, a melhorariamos os prémios atribuídos aos vencedores e motivaria o surgimento de outros grupos carnavalescos”, frisou.

Filipe Botelho | Uíge

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura