Cultura

Maya Cool anuncia digressão internacional

Alice André

O músico e compositor Maya Cool anunciou a preparação de uma série de concertos no estrangeiro, em comemoração aos seus 38 anos de carreira. Estas declarações foram avançadas pelo músico, no sábado, durante o espectáculo no espaço Junkembo, em Luanda.

25/03/2024  Última atualização 09H00
© Fotografia por: DR

"Em Agosto, está agendado a tournée para os Estados Unidos da América e agora estou a caminho de Lisboa para agendar e tratar das coisas para o concerto dos 38 anos de carreira no Capitólio”, revelou o artista.

Maya Cool falou do disco " Histórias", lançado a 11 de Novembro de 2023, que segundo o cantor está a ser bem recebido.

"Ainda não parei, estive em Moçambique desde Novembro, estou sempre a andar e a promover, a fazer o pessoal conhecer as músicas deste álbum”, rematou. Porém, o artista reconhece que a promoção do seu novo álbum poderia ser melhor.

Em mais de duas horas de espectáculo o músico abriu com o grupo Semba Muxima a trazer a batida tradicional do semba ao interpretar a música " Nguitabule", do mestre Kituxi. Foi o mesmo grupo que acompanhou o artista no desfecho do espectáculo. 

Maya Cool provou ser um grande artista da música angolana levando o público ao delírio com repertório que fez viajar ao passado com temas como "Maka Grande”, "Lágrimas ",” Junta ma Nós”, "Dia D” e outros sucessos que deixaram os presentes eufóricos. O suporte musical foi da Banda Prontidão, que teve como corista Alexandra Bento.

Na segunda parte do espectáculo, o antigo cantor piô, abriu o concerto ao som da música "Chocotona da Noite”, música do álbum "Histórias”. De seguida o músico cantou o sucesso "Boca Azul” e interpretou "Bia", do cabo-verdiano Grace Évora.

Na última parte do concerto, o músico e os fãs fizeram um desfile durante actuações dos temas "Moringa" e "Não brinca com fogo", para recordar a infância.

O músico afirmou que o show superou as expectativas e que foi um momento único e marcante.

"Mesmo não conhecendo a casa, consegui agradar os fãs. O concerto estava tão bom que fiz mais de uma hora em palco, tanto que tive de improvisar o repertório e aumentar músicas que não estavam no alinhamento", partilhou. 

Pedro Chissay, responsável pelo espaço, disse que a escolha recaiu a Maya Cool por ser um músico que marcou gerações dos anos 80 e 90.

Percurso do cantor

Lucas de Brito Pereira da Silva, ou simplesmente Maya Cool, é um músico que, ainda criança, começou a despontar no universo musical infantil. A sala piô da Rádio Nacional de Angola (RNA) e outros shows infantis, do dia 1 de Junho, foram a rampa para a sua projecção musical. Nesta emissora que "lhe abriu as portas” ao mercado angolano, o cantor conviveu com outros artistas renomados, na época, como Ângelo Boss, Mamborrô, Joseca, Lopes Cortez, Mara Max, entre outros.

Maya Cool, depois de transitar da música infantil, na sala piô da Rádio Nacional de Angola, viajou para Portugal, onde foi recebido por Eduardo Paím que se tornou o seu mestre. Aprendeu a tocar vários instrumentos e produziu o seu primeiro disco, começando a trilhar um caminho de sucesso, numa altura em que o music hall angolano era dominado por Paulo Flores, Ken Boys, Tropical Band, Versáteis, Don Kikas, Tony Amado, Zé Mónica e Fernando Santos.

Na voz de Maya Cool surgiram sucessos como "Lágrimas”, "Te Juro, "Dia D”, , "País Novo”, "Boca Azul”, "Liguei” "Maca grande na sanzala” "Peló Peló, "Ancoró”, "Junta Ma Nós” e outros como "Tio Paciência” que o consagrou vencedor do Top dos Mais Queridos em 2008. Grande parte dos sucessos estão nos cinco álbuns no mercado, "Lágrimas”, "Igual a Ti”, "Anjo”, "Amores” e "Certeza”, assim como projectos de outros colegas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura