Cultura

Novo CD de Konde Martins rende homenagem a Deus

Alice André

O novo álbum do músico e compositor Konde Martins, intitulado “Sons da Alma” é uma homenagem a Deus e incorpora músicas de intervenção e de impacto social, com vista a transformação da sociedade.

02/03/2024  Última atualização 10H55
Músico e compositor promoveu concerto de apresentação do disco, no espaço Jukembo © Fotografia por: Joao Gomes | EDIÇÕES NOVEMBRO

A informação foi avançada, quinta-feira, pelo próprio músico, no espaço Jukembo, em Luanda, durante a apresentação do disco, com seis temas, e de uma colectânea que reúne vários de sucessos do músico.

Em declarações à imprensa, Konde Martins disse que "Sons da Alma” é um álbum produzido entre Angola e Portugal, com seis temas musicais, onde os ritmos angolanos se fazem sentir nos géneros como a massemba, rebita, kilapanga e algumas sonoridades africanas.

Nos temas do álbum, o músico conta histórias que levam fãs de volta às nossas tradições, com destaque para decepções amorosas e valores morais africanos, retratando o continente berço da humanidade.

As músicas gravadas entre 2022 e 2023, tendo sidas produzidas por figuras como Betinho Feijó, Manecas Costa e Jorge Cervantes e foram masterizadas pelo músico Dodó Miranda.

De acordo com o cantor, o tema promocional "Florinda”, produzida por Betinho Feijo, é uma música que teve a participação de um dos maestros da percussão que foi Galiano Neto, que também é um dos homenageados  no CD.

"Esse álbum teve uma produção cem por cento acústica, desde a dikanza, batuque, percussão e chocalho. Foi super importante ter um maestro como ele (Galiano Neto) a quem eu só devo agradecer”, rematou Konde Martins, durante o concerto de apresentação do seu mais recente álbum, no espaço Jukembo.

O músico abriu o show ao som da música "Pedido de Maria” e colocou no alinhamento, entre outros, os temas "Choro de Mãe” e "Katias”, mas numa versão no estilo rock, bastante aplaudido pelos fãs.

Em declarações, ao Jornal de Angola, o Konde Martins explicou que  "Pedido de Maria” é musica dedicada a Deus, por conceder bastante bênção. "Neste álbum homenageei pessoas que fazem parte da minha vida e Deus é tudo na minha vida”.

O músico mostrou ser um verdadeiro prodígio da música em Angola quando retomou ao palco ao som do romantismo e no sentimento de "Ouvir falar”, numa viagem dos sucessos da kizomba como "Kátia”,  "Morena”, "Dama de Rosa” e "Negra”, tendo o público pedido bis e o músico satisfez o pedido do fãs.

Dodó Miranda mostrou-se satisfeito por ter  participado na produção do CD, justificando que "participei como técnico e também dei algumas sugestões. Para o tipo de produção tem saldo positivo pelo facto de fazermos um trabalho que culminou com esta obra maravilhosa, que eu já ouvi milhares de vezes, por ter trabalhado nisso, e Konde está, mesmo, de parabéns”.

Por sua vez, o músico Cristo disse que o álbum foi bem concebido e que as duas músicas que já tinha escutado são boas de se ouvir, pois o Konde habituou os fãs a fazer músicas com bastante poesias e com bastante clareza. "Estamos aqui porque não poderemos deixar de estar com o Konde, que é um amigo e um irmão. E vim dar um grande abraço e um forte apoio ao meu colega”, disse Cristo.

Konde Martins despontou como trovador e ganhou notoriedade com "Cantei”, a balada que lhe deu projecção nacional. Depois foi construindo a carreira e outras kizombas dignas de serem ouvidas e dançadas. O artista inspira-se nos estilos jazz, bossa nova, world music e clássicos angolanos, com incidência nos estilos massemba, semba, kizomba e kilapanga.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura