Cultura

Ombaka de Benguela encerra segunda edição do projecto Mo Teatro

Analtino Santos

Jornalista

A dupla de actores Mileto Jonatão Chiambo e Merciana Silola “Mercy”, do Colectivo de Artes Ombaka de Benguela, exibe hoje, às 20h00, no palco do Palácio de Ferro, em Luanda, a peça teatral intitulada “ Procura-se Boa Pessoa para Casar”.

17/02/2024  Última atualização 14H00
Actores do grupo Ombaka encenam no palco do Palácio de Ferro © Fotografia por: DR

Encenada por Sincero Muntu, esta peça teatral resulta da adaptação do romance da autoria de Áurio Quicunga, e foi escolhida para terminar a sequência de quatro espectáculos do projecto "Mó Teatro no Palácio”, em celebração ao Dia dos Namorados.

Segundo o texto de apresentação, toda a trama se desenrola dentro da sala da casa e parte do quarto da Yange, personagem interpretada por Mileto Chiambo. É um jovem crente, astuto, de  bom gosto e óptima educação. Gosta de ver tudo certo e no devido lugar.

A atriz Merciana Silola "Mercy” representa Wame, uma jovem de 33 anos, trabalhadora e estudante do último ano da faculdade. Muito faladora, doce, atraente, às vezes possessiva. Muito sonhadora e quer, a todo custo, casar.

O Colectivo de Artes Ombaka foi fundado a 5 de Março de 2005, por jovens actores de Benguela, que deixaram o grupo de teatro Muenho para criar  um outro projecto de artes cénicas. "Meu Amor da Rua 11”, "Mulher em 3D”, "O Elevador”, "Kapulungo” e "Como um Raio de  Sol” são, entre as mais de 60, algumas das peças mais emblemáticas do grupo.

Ao longo do percurs, tem participado nos mais importantes eventos do teatro nacional, como o Circuito Internacional de Teatro (CIT), Festival Internacional de Teatro do Cazenga "FESTECA”, além de actuações no Cuanza- Sul, Huambo, Bié e em todos os municípios de Benguela.

No exterior, exibiu as suas peças na cidade do Rio de Janeiro (Brasil), em Aveiro (Portugal) e no Teatro do Inverno de Moçambique. É detentor do 1º Prémio Provincial de Cultura e Artes de Benguela, na disciplina de teatro, em 2014.

O projecto "Mó Teatro no Palácio” abriu na quarta-feira, 14 de Fevereiro, com a peça " Apaixonados por Amor”, apresentada pelo grupo Amazonas Teatro, da autoria de Tony Frâmpenio e sob direcção artística e encenação de Chance Elchadai. No dia seguinte, a Companhia Afroteatro apresentou " A Visita” e, ontem, foi exibida a peça teatral "O Parceiro ideal”, do Projecto S.O.S Huambo.

A iniciativa teve a primeira temporada no ano passado e surgiu para dar espaço e vez aos grupos ou companhias de teatro locais.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura