Mundo

ONU quer maior papel das mulheres nos países

O chefe da ONU para os Direitos Humanos, Volker Turk, apelou, ontem, para um maior papel das mulheres na resolução de conflitos e considerou "não haverá paz, justiça ou democracia" sem mulheres no poder.

09/03/2024  Última atualização 13H15
© Fotografia por: DR

Numa declaração no Conselho dos Direitos Humanos sobre o Dia Internacional da Mulher, assinalado ontem,  Turk disse que num mundo actualmente marcado por conflitos, as mulheres "mantêm unidas famílias e comunidades inteiras".

As mulheres demonstram "uma resistência e uma força incríveis", afirmou o alto-comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, citado pela agência espanhola EFE.

Turk disse que muitas mulheres deram provas de coragem enquanto defensoras dos direitos humanos e da paz, sozinhas ou através de organizações que contribuíram para a pacificação e a transformação social.

A Assembleia-Geral da ONU aprovou em Dezembro de 1977 uma resolução sobre "a participação das mulheres no reforço da paz e da segurança internacionais".

No documento, apelou a todos os Estados para que criassem condições favoráveis "à eliminação da discriminação contra as mulheres e à sua participação equitativa no processo de desenvolvimento social".

O diplomata português exortou também os Estados a incentivar "uma ampla participação das mulheres nos esforços para reforçar a paz internacional, alargar o processo de desanuviamento internacional, travar a corrida aos armamentos e tomar medidas de desarmamento".

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo