Mundo

Pesca em Cabo Verde está 9% acima do sustentável

Um estudo sobre o potencial de crescimento sustentável da pesca na economia de Cabo Verde revela que 9% da pesca praticada no país está acima do nível da sustentabilidade. O estudo intitulado “avaliar a sustentabilidade e o potencial da Economia Azul: uma análise económica e de input-output do sector das pescas em Cabo Verde”, foi realizado pelo docente e investigador da Universidade de Cabo Verde, João Brito, em colaboração com dois docentes e investigadores da Universidade de Akureyri e Universidade de Islândia, revelou, ontem, a Inforpress.

17/02/2024  Última atualização 14H55
Pesca está a ser pressionada © Fotografia por: DR

Segundo explicou o investigador, o estudo, que faz uma análise da sustentabilidade biológica e económica do sector das pescas em Cabo Verde, utilizou o modelo "Input-Output” para calcular os multiplicadores de produção e de emprego para o sector das pescas e deixou uma série de sugestão políticas que poderão trazer uma melhor gestão para este sector no país. João Brito adiantou que o primeiro passo foi analisar o nível de sustentabilidade biológica, ou seja, verificar a quantidade de peixe pescada nesse momento, porque, sublinhou, a economia azul tem a ver com a sustentabilidade, ou seja, ter uma economia a crescer, mas de forma sustentável.

Entretanto, avançou que foram feitas duas análises, tanto a nível da sustentabilidade biológica, que tem a ver com a quantidade do pescado e também do esforço da pesca, que tem a ver com os dias que os barcos passam no mar. "Os indicadores de equilíbrio que eu utilizei demonstraram que a nossa pesca está acima do nível da sustentabilidade, ou seja, os dados disponíveis, que eram de 2021, indicam que estávamos a pescar num nível superior ao nível sustentável, por volta dos 9%, o que não é muito”, referiu.

Os investigadores revelaram que em Cabo Verde a pesca é feita com os barcos artesanais e os barcos semi-industriais e industriais.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo