Cultura

Pintores da nova geração mostram percurso artístico

Armindo Canda

Jornalista

A exposição colectiva intitulada “Detalhes da Emoção” dos artistas plásticos Adilson Vieira, Jardel Selele e Leandro Marques está patente até o dia 12 de Março do corrente ano, na Galeria Tamar Golan, em Luanda.

24/02/2024  Última atualização 15H35
Quadros de pintura estão patentes na Galeria Tamar Golan © Fotografia por: DR

Inaugurada, na quarta-feira, a exposição reúne 13 peças de pintura que expressam a alegria, tristeza e amor, reflectidas nas obras dos três artistas sobre as vivências de tradições dos africanos, em geral, e dos angolanos, em particular.

Na cerimónia de inauguração, o director da Galeria Tamar Golan, Xavier Narciso, disse que para esta colectiva, a Galeria escolheu os três artistas plásticos em função das primeiras exposições individuais que realizaram no espaço. A galeria, explicou, foi para os artistas um "trampolim”. Porém, aferiu, os artistas são orgulho pela instituição e pelo crescimento individual de cada um. "Decidimos voltar a unir os três com esta exposição. Um outro aspecto é de medir o impacto da organização na vida deles, sendo que foi neste espaço que realizaram as primeiras exposições”.

Xavier Narciso avançou que parte das obras que estão expostas já estavam reservadas, tendo acrescentando que o título "Detalhes da Emoções” foi escolhido pela instituição para mostrar o potencial criativo dos pintores. "Os artistas trouxeram nas suas obras detalhes das emoções, e as pessoas se reviram nas peças. E a maior parte das obras estão em rosto, porque têm expressões que chamam a atenção de quem observa”.

O artista Jardel Selele explicou que foi a primeira vez a expor com os colegas, e aprendeu bastante com os mesmos. Lembrou que os conheceu numa exposição que produziu em 2017.

Quanto aos quadros, Jardel Selele, ressaltou que apresentou três peças, e que não explorou muito o potencial artístico, por ser um tema definido e focou-se apenas no que tem observado sobre alegria e o medo. "Trabalhei  duas obras com veludo e uma em tela, um dueto que fiz com o artista Marques”.

O artista disse que escolheu o tema "Medo e a Alegria”, por estar incorporado dois sentimentos.  "Apresentei nesta exposição o medo por tentar uma determinada coisa e não conseguir alcançar, e a alegria por conquistá-la ou realizar uma tarefa”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura