Mundo

Registados 180 novos casos de cólera em três dias no norte de Moçambique

As autoridades sanitárias moçambicanas registaram mais 180 novos casos de cólera no Norte do país em três dias e dois óbitos, os primeiros em Março, segundo dados oficiais.

11/03/2024  Última atualização 09H05
© Fotografia por: DR

De acordo com o mais recente boletim sobre a progressão da doença, elaborado pela Direcção Nacional de Saúde Pública e com dados até 8 de Março, estava contabilizado no país um acumulado de 13.397 casos de cólera desde 1 de Outubro.

No boletim anterior, com dados até 5 de Março, o acumulado era de 13.217 casos de cólera, que provocaram até então 28 mortos.

No período de 29 a 31 de Janeiro foi contabilizada a 26.º vítima mortal do actual surto, neste caso na província de Tete. Somou-se, em meados de Fevereiro, outra vítima mortal, em Sofala, a 27.ª morte e a primeira registada pelas autoridades em Fevereiro, e já final do mês nova vítima mortal naquela província.

Já no período de 5 a 8 de Março registaram-se mais dois mortos por cólera, ambos na província de Tete, elevando para 30 o total de vítimas desde 1 de Outubro passado.

A taxa de letalidade da doença em Moçambique mantém-se actualmente em 0,2%, e em três dias o total de internados caiu de 89 para 70, segundo os mesmos dados.

A província mais afectada pela actual vaga deste surto de cólera é Nampula (Norte), com um acumulado de 4.296 casos e 12 óbitos, seguida de Tete (noroeste), com 2.535 casos e nove óbitos, onde a prevalência da doença subiu para 0,4% nos últimos dias.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo