Mundo

Reino Unido reabre embaixada em Díli

O Reino Unido vai reabrir a embaixada em Timor-Leste, foi ontem anunciado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros britânico, na véspera da visita a Dílí da secretária de Estado, Anne-Marie Trevelyan. A decisão será formalizada junto do Governo timorense durante um encontro entre Trevelyan e o primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão.

02/03/2024  Última atualização 12H35
© Fotografia por: DR

O anúncio acontece algumas semanas depois da visita do Presidente timorense, José Ramos-Horta, a Londres, onde foi recebido por Trevelyan e pelo chefe da diplomacia, David Cameron. Na altura, Ramos-Horta revelou ter transmitido o pedido de Díli para que fosse reaberta uma missão diplomática, pois as relações têm sido feitas através da embaixada em Jacarta desde 2006.

A secretária de Estado britânica, responsável pela região do Indo-Pacífico, encontra-se a participar no Simpósio Regional de Segurança Marítima de Bali, no âmbito de uma visita de dois dias à Indonésia. A conferência, financiada pelo Reino Unido, pretende reforçar a colaboração entre os países marítimos do sudeste Asiático, incluindo a Indonésia, a Malásia e as Filipinas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo