Mundo

Rússia nega intenção de atacar a Europa

O Presidente russo, Vladimir Putin, qualificou como um “total absurdo” as declarações do Ocidente de que a Rússia, depois da Ucrânia, se prepara para atacar a Europa, numa reunião com pilotos militares na região de Tver, Norte do país.

29/03/2024  Última atualização 13H40
Putin afirma acções militares em defesa dos interesses russos © Fotografia por: DR

"O que dizem sobre irmos atacar a Europa depois da Ucrânia é um disparate total, é intimidação da sua população”, disse Vladimir Putin, citado por agências russas.

O líder russo afirmou que "os satélites dos Estados Unidos da América temem uma Rússia grande e forte”, mas garantiu que não têm razão para esse receio. "Não temos nenhuma intenção agressiva em relação a esses países”, sublinhou.

Putin sublinhou ser um "total absurdo” falar sobre a possibilidade de "um ataque a outros países, como à Polónia e aos países bálticos”. O Presidente russo acrescentou que as declarações sobre a ameaça são "simples delírios”.

Lembrou que, em 2022, a despesa militar dos Estados Unidos da América, líder da OTAN, foi de 811 mil milhões de dólares (cerca de 749 mil milhões de euros), enquanto a da Rússia foi de 72 mil milhões.

"Com essa correlação vamos lutar com a OTAN?, questionou Putin, considerando ser "um disparate”, segundo o Notícias ao Minuto. Ao mesmo tempo, alertou que os caças F-16 que serão fornecidos à Ucrânia serão considerados "alvos legítimos”, independentemente de onde operem.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo