Cultura

Show de Kyaku Kyadaf recria Reino do Kongo

Analtino Santos

Jornalista

O musical sobre o Reino do Congo, interpretado pelo músico Kyaku Kyadaf, na última edição do projecto “Show do Mês Live”, realizada sábado no Royal Plaza, superou as expectativas e convenceu o público pela reinvenção e actualização da cultura Kongo.

13/04/2021  Última atualização 10H19
Músico Kyaku Kyadaf © Fotografia por: DR
Os convidados desta edição,  Tony Sofrimento, Issac Paxe e Miguel Tumba ajudaram a dar um outro colorido ao espectáculo, uma iniciativa da Nova Energia, que teve transmissão pela TPA ( Canal 2 e Internacional).

Longe da área de conforto, a kizomba, Kyaku Kyadaf apresentou para o mundo o que absorveu no meio rural nas aldeias de Mbanza Congo. O momento que melhor espelhou este regresso às origens foi uma sequência musical tendo no arranque "Mazakakele”, passando por "Ntoyo”, "Nsanda” e fechou com o tradicional "Kunono”.

A coreografia do Ballet Kilandukilo ajudou a perceber esta volta à aldeia do artista. Temas de Teta Lando, outro filho do Congo, também foram recordados. A rumba congolesa marcou, igualmente, presença nesta viagem africana, que incluiu ainda canções do camaronês San Fam Thomas.

O músico Socorro foi outro dos convidados surpresa, que no estilo próprio cantou, encantou e animou o público. Outras surpresas foram o Anão Mará, antigo dançarino, o tenor Bruno Neto e Kizua Gourgel, que falaram um pouco da música, filosofia, provérbios e cultura Congo nesta viagem musical.

Os instrumentistas Teddy Nsingui (solista principal), Kappa D (baixo), Samurai Eufraim La Trompa (trompete) e Beny Makanzo (teclados e director artístico) ajudaram a dar outro ritmo.
O projecto "Show do Mês Live” regressa no próximo dia 24 com a história dos Kiezos. Em actividade desde Janeiro de 2014, a iniciativa já na 7ª Temporada, foi reconhecida, este ano, pelo Ministério da Cultura Turismo e Ambiente com um diploma de Mérito.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura