Mundo

Síria denuncia ataque de Israel a Damasco

O Governo sírio, num comunicado divulgado pela televisão estatal em que não avança detalhes, denuncia um ataque das forças israelitas perto da capital do país, Damasco, sublinhando apenas que “as nossas defesas aéreas derrubaram a maioria dos mísseis".

01/03/2024  Última atualização 07H20
Governo sírio diz que destruiu a maioria dos mísseis israelitas © Fotografia por: DR
Um correspondente da agência France-Presse (AFP) em Damasco ouviu fortes explosões seguidas de sirenes de ambulâncias. O Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH), uma ONG sediada no Reino Unido mas com uma vasta rede de fontes na Síria, destacou, por sua vez, que os ataques israelitas tiveram como alvo "locais onde estão baseados grupos apoiados pelo Irão, incluindo o Hezbollah libanês", em dois locais próximos da capital.

No entanto, o exército israelita realizou centenas de ataques aéreos na Síria desde o início da guerra civil no país vizinho, em 2011. Questionado pela AFP sobre o ataque de quarta-feira, o Exército israelita não comentou.

As autoridades de Telavive raramente comentam os seus ataques, mas defendem que vão permitir  ao Irão, o principal inimigo, ganhar uma posição segura na fronteira do Estado de Israel. Entretanto, a Síria já havia acusado Israel de ter lançado um ataque contra um edifício residencial no este de Damasco.

A agência noticiosa oficial síria SANA deu conta, na altura, do ataque a um edifício residencial no bairro de Mezzeh, em Damasco, como resultado de uma agressão israelita. Trata-se de um bairro da zona ocidental de Damasco e um dos mais ricos da capital, onde se situam várias Embaixadas e residências de famílias abastadas.

Os ataques atribuídos a Israel aumentaram na Síria desde o início da guerra entre Israel e o movimento islamita palestiniano Hamas na Faixa de Gaza, visando principalmente forças apoiadas pelo Irão, um aliado da Síria, aumentando, assim, a tensão na região do Médio Oriente. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo