Mundo

Transnístria pede protecção à Rússia

As autoridades da Transnístria, uma faixa de terra situada entre a Moldova e a Ucrânia, tendo declarado a secessão após um breve conflito em 1992 contra o Exército moldavo, pediram a protecção da Rússia face à Moldova, que adotou recentemente medidas de retaliação económica contra este território.

01/03/2024  Última atualização 07H15
Exército moldavo, pediram a protecção da Rússia © Fotografia por: DR
No decurso de uma consulta pública em 2006, cujo resultado não foi reconhecido internacionalmente, a população local votou por larga maioria (97,1%) a favor da unificação com a Rússia. No entanto, os deputados da Transnístria abordaram na quarta-feira questões económicas, numa altura em que têm surgido alegações sobre um pedido de unificação deste território com a Rússia, exacerbadas pelas tensões com a vizinha Ucrânia, país invadido pela Rússia em Fevereiro de 2022.

Em resposta, a Rússia, que mantém 1.500 militares no território envolvidos numa missão de manutenção da paz, afirmou que vai darprioridade à protecção da população da Transnístria, segundo a imprensa ocidental.

"Proteger os interesses dos residentes da Transnístria, os nossos compatriotas, é uma das prioridades. Todos os pedidos são sempre cuidadosamente considerados pelos órgãos russos relevantes”, declarou o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia.

A Moldova criticou as iniciativas das autoridades da região separatista pró-russa, tendo o vice-Primeiro-Ministro moldavo, Oleg Serebrian, declarado, na rede social Telegram, que o Governo "rejeita a propaganda vinda de Tiraspol", capital da autoproclamada República da Transnístria.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo