Mundo

Violência força 150 mil pessoas a fugir da RDC

A escalada de violência no Leste da República Democrática do Congo (RDC) forçou, pelo menos 150 mil pessoas, a deslocarem-se desde 2 de Fevereiro, das quais 78 mil eram crianças, declarou, ontem, a organização não-governamental Save the Children, citada pela Reuters.

10/02/2024  Última atualização 14H05
Conflito armado no Leste da RDC desloca milhares de famílias © Fotografia por: DR

Este aumento de violência deve-se ao "recrudescimento dos combates entre as Forças Armadas da República Democrática do Congo (FARDC) e o grupo M23 (Movimento 23 de Março)", explicou a organização não-governamental (ONG) Save the Children, através de um comunicado de imprensa.

A Save the Children indicou que existem relatos de pais que contam que as crianças foram separadas deles durante os episódios de violência, tendo adiantado que o número de "crianças perdidas" é desconhecido. "As famílias estão a procurar refúgio em campos de deslocados, igrejas, escolas e em famílias de acolhimento, com milhares de pessoas a deslocarem-se em busca de segurança em Goma", a capital da província de Kivu do Norte, explicou a ONG.

A utilização de artilharia, drones e explosivos no Leste da RDC, está a matar e ferir civis,  danificar e destruir infra-estruturas essenciais, afirmou. De acordo com fontes da imprensa local, citadas no comunicado da ONG, 19 pessoas foram mortas e 27 ficaram feridas devido à violência, incluindo três raparigas. Um mercado foi atingido a 7 de Fevereiro e as munições também caíram no pátio de uma escola e perto de um hospital.

"As crianças no Leste da RDC estão a viver mais um pesadelo. A violência abrupta do fim-de-semana separou as crianças das suas famílias e arrancou-as à força das suas casas", declarou o director nacional da Save the Children na RDC, Greg Ramm.

Actualmente, mais de 25 milhões de pessoas necessitam urgentemente de ajuda humanitária para sobreviver e mais de sete milhões estão deslocadas", recordou ONG.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo