Mundo

África do Sul deve enviar 2.900 soldados para o leste da RDC

JA Online

A África do Sul deve enviar um contingente de 2.900 soldados para a República Democrática do Congo para ajudar nos combates contra grupos rebeldes armados no leste daquele país.

13/02/2024  Última atualização 19H20
© Fotografia por: DR

Num comunicado, citado pela a Africanews, na segunda-feira, o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, disse que a implantação deve custar 105 milhões de dólares e durará até Dezembro de 2024.

Malawi e Tanzânia também enviarão tropas para a missão, que está a substituir a força regional da África Oriental que deixou a RDC em Dezembro de 2023, depois  do governo congolês a considerar ineficaz.

As tropas fazem parte da contribuição da África do Sul para a Missão da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral no Congo Oriental, aprovada em Maio de 2023 para enfrentar o agravamento da situação de segurança na área.

Nas últimas semanas, a violência no leste aumentou vertiginosamente com ataques mortais do grupo rebelde M23 que forçou milhares a fugirem de casa em busca de segurança na cidade de Goma.

Desde então, o M23 avançou e está a aproximar-se da cidade, localizada na província de Kivu do Norte, refere a mesma fonte. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo