Mundo

África do Sul: Presidente do Parlamento está detida em Pretória

A presidente do Parlamento da África do Sul, Nosiviwe Mapisa-Nqakula, encontra-se detida pela Polícia na capital sul-africana, Pretória, por alegada corrupção pública e deve comparecer amanhã perante um juiz, foi no domingo anunciado por várias fontes no país africano.

25/03/2024  Última atualização 14H35
© Fotografia por: DR

De acordo com vários órgãos de comunicação social sul-africanos, a política do Congresso Nacional Africano (ANC, na sigla em inglês), no poder desde 1994, ficou refém das autoridades policiais de Pretória na sexta-feira.

A detenção de Nosiviwe Mapisa-Nqakula foi, também, anunciada na rede social X (antigo Twitter) pelo líder do partido de oposição Movimento Democrático Unido (UDM), Bantu Holomisa. "A presidente do Parlamento, finalmente, foi detida. Ela encontra-se detida na esquadra de Polícia de Pretória. Holomisa instou em 2021 a Comissão Permanente Conjunta de Defesa do Parlamento a investigar as alegações de corrupção pública contra a presidente do Parlamento sul-africano.

De acordo com a imprensa local, Mapisa-Nqakula terá submetido um pedido judicial urgente para impedir a sua detenção, solicitando que fosse intimada para comparecer em tribunal.

Mapisa-Nqakula enfrenta alegações de corrupção na ordem de 2,3 milhões de rands (cerca de 112 mil euros) em alegados subornos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo