Mundo

Benin pode enviar 2.000 soldados ao Haiti para apoiar violência entre as gangues

JA Online

A República do Benim comprometeu-se a enviar 2.000 soldados para o Haiti como parte de uma força multinacional de manutenção da paz para ajudar a polícia do país caribenho a combater gangues armadas.

27/02/2024  Última atualização 13H50
© Fotografia por: DR

A embaixadora dos EUA nas Nações Unidas, Linda Thomas-Greenfield, divulgou esta informação na segunda-feira, durante uma conferência de imprensa na Guiana, de acordo a Africanews.

O anúncio também surge logo após os Estados Unidos terem prometido apoiar  com 200 milhões de dólares, um esforço internacional significativo para restaurar a paz e a democracia no Haiti sem envolvimento militar directo. 

As Nações Unidas autorizaram a missão em Outubro, um ano depois de o governo não eleito do Haiti ter feito o pedido. 

Desde então, as ofertas de apoio às forças de segurança, baseadas em contribuições voluntárias, têm vindo principalmente de nações em desenvolvimento de África e das Caraíbas.

O Quénia, que foi a primeira nação de África a responder ao pedido, comprometeu-se a liderar a missão, ofereceu 1.000 agentes policiais, mas um tribunal local posteriormente proibiu a medida por considerá-la inconstitucional. O presidente William Ruto, entretanto, prometeu que o plano seguirá em frente.

Alguns países das Caraíbas que prometeram apoio apelaram a que mais nações francófonas se juntassem ao esforço.

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo