Mundo

Bolsonaro ouvido quinta feira sobre tentativa de “golpe”

A Polícia Federal brasileira intimou o ex-Presidente Jair Bolsonaro para depor quinta-feira no âmbito de uma investigação sobre a alegada tentativa de golpe de Estado, mas os seus advogados anunciaram, ontem, que vão tentar adiar a audição por falta de acesso ao material recolhido no âmbito das investigações.

21/02/2024  Última atualização 09H47
Advogados do ex-Presidente querem adiar a audição © Fotografia por: DR

A intimação a Bolsonaro ocorre na sequência de uma grande operação policial chamada Tempus Veritatis (hora da verdade) realizada em 8 de Fevereiro, noticia O Globo.

Segundo a Polícia Federal, as diligências investigam uma "organização criminosa que tentou consumar um golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito, para obter vantagem de natureza política para manter no poder o então Presidente da República Jair Bolsonaro ".

A mesma nota destacou que as investigações apontavam "que o grupo investigado se dividiu em núcleos de actuação para disseminar a ocorrência de fraude nas eleições presidenciais de 2022, antes mesmo da realização do pleito, de modo a viabilizar e legitimar uma intervenção militar, em dinâmica de milícia digital". Bolsonaro foi um dos alvos dos 33 mandados de busca e apreensão da operação, sendo obrigado a entregar o passaporte.

Trechos de um relatório da Polícia Federal citados pelo juiz do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes para autorizar a operação indicaram que Bolsonaro terá recebido e ajustado a minuta de um decreto-que não foi levado adiante - para se executar um golpe de Estado que previa deter juízes, autoridades políticas, e novas eleições.

Agentes de Segurança detiveram quatro pessoas na operação, incluindo ex-assessores de Jair Bolsonaro, e cumpriram mandados de busca e apreensão contra ex-ministros e militares de alta patente suspeitos de actuarem no planeamento e execução de actos.  

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo