Mundo

Brasil: OMS considera surto de dengue um “desafio”

O director-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, qualificou domingo o surto de dengue no Brasil como um "desafio significativo" e relacionou-o com o fenómeno climático El Niño.

12/02/2024  Última atualização 11H56
Director-geral da OMSaúde, Tedros Adhanom, preocupado © Fotografia por: DR

"O actual surto de dengue foi alimentado pelo El Niño", disse Adhanom durante um evento em Brasília, enquadrando o aumento de casos no país sul-americano como parte de uma expansão global da doença, que matou 5 mil pessoas em todo o mundo em 2023.

O El Niño é um fenómeno climático natural associado ao aumento das temperaturas da superfície no Centro e Leste do Oceano Pacífico tropical, mas que tem efeitos em todo o mundo. Os efeitos do fenómeno promovem um aumento da temperatura nas Américas, o que acaba por facilitar a proliferação dos mosquitos Aedes Aegypti, transmissores da dengue.

Segundo o director-geral da OMS, que está numa visita de três dias ao Brasil, "todas as regiões, excepto a Europa, são afectadas" pela onda de dengue, que é transmitida por mosquitos e causa febres altas e fortes dores musculares, entre outros sintomas. Ao mesmo tempo, Adhanom felicitou o Governo brasileiro pela sua resposta ao surto e pela introdução da vacina contra a dengue nos protocolos do sistema de saúde pública.

"O surto destaca a necessidade de fortalecer ainda mais o sistema de saúde", disse, antes de pedir uma "resposta holística que coloque as pessoas no centro" dos cuidados. Na segunda-feira, o Presidente brasileiro, Lula da Silva, e o director-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) reuniram-se para discutir uma possível parceria na produção da vacina contra a dengue.

Os estados do Acre, Minas Gerais e Goiás, além do Distrito Federal, decretaram situação de emergência em saúde pública. Em 2023, o país sul-americano registou mais de 1,6 milhões de casos da doença, mais de um quinto de todos os notificados no mundo, e 1.094 mortes, um recorde histórico.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo