Mundo

Brasil: Rio Grande do Sul conta com apoio na área social

O Governo brasileiro vai fazer um forte investimento no Rio Grande do Sul, através de um programa de obras de infra-estruturas no valor de cerca de 29,5 mil milhões de reais (6 5,462 mil milhões de euros), anunciou o Presidente Lula da Silva, no decurso de uma visita à região assolada, no ano passado, por intensas tempestades.

17/03/2024  Última atualização 11H40
© Fotografia por: DR

"O que aconteceu aqui serve de lição para entender melhor o que está a passar no planeta", com excessos de chuva, onde antes não caía uma gota, e de seca, onde antes chovia", declarou Lula da Silva.

O Chefe de Estado brasileiro disse que o Rio Grande do Sul, estado que faz fronteira com a Argentina e o Uruguai, está integrado no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que será implementado em todo o país através de parcerias público-privadas, com o qual o Governo pretende gerar emprego e dar um forte impulso à actividade económica.

No caso do Rio Grande do Sul, serão investidos nas áreas de Habitação, Saneamento, Saúde, Infra-estrutura viária, Educação e energia limpa. Estes recursos serão, também, utilizados para a construção de 857 casas em localidades da região do Vale do Taquari, que mais sofreram com as chuvas torrenciais dos últimos meses.

Essas tempestades, incomuns na época e atribuídas à desordem climática causada pelo fenómeno El Niño, afectaram cerca de 30 mil pessoas, muitas das quais perderam as casas e, desde então, vivem em residências temporárias alugadas pelas autoridades locais.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo