Mundo

Chad: Médicos detectam hepatite E nos refugiados

A hepatite E está a espalhar-se pelos campos de refugiados no Leste do Chade, onde se registaram 954 casos positivos, devido às más condições sanitárias e à escassez de água potável, alertaram, sábado, os Médicos Sem Fronteiras (MSF).

17/03/2024  Última atualização 11H09
© Fotografia por: DR

As equipas dos MSF que trabalham nos acampamentos de Adre, Aboutengue, Metché e Al-Acha observaram que a maioria dos casos - 469 - ocorreu no campo de Adre, onde 122.000 pessoas estão à espera de serem realojadas em campos de refugiados mais permanentes. "As nossas equipas registaram, também, 292 casos nos campos de Aboutengue, 132 em Metche e 41 em Al-Acha", frisaram.

No campo de Adre, há apenas uma latrina para 677 pessoas, enquanto no campo de Metché há uma latrina para 225 pessoas, referiram. "A situação é terrível em todos os campos. Sem uma acção rápida para melhorar a infra-estrutura de saneamento e aumentar o acesso das pessoas à água potável, corremos o risco de testemunhar um aumento de doenças evitáveis e perda desnecessária de vidas", afirmou o coordenador dos MSF em Adre, Erneau Mondesir, citado em comunicado.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo