Mundo

Conversações sobre cessar-fogo devem recomeçar hoje no Qatar

Novas conversações sobre o cessar-fogo na Faixa de Gaza devem recomeçar, hoje, no Qatar, depois de os mediadores internacionais terem tentado – em vão – uma trégua antes do início do Ramadão. De acordo com a Lusa e o site “Notícias ao Minuto”, o dado foi avançado por autoridades egípcias.

17/03/2024  Última atualização 10H38
© Fotografia por: DR

Anteriormente, o Hamas recusou qualquer acordo que não conduzisse a um cessar-fogo permanente em Gaza, no entanto, essa exigência foi rejeitada por Israel.

Contudo, nos últimos dias, as partes tomaram medidas com o objectivo de retomar as conversações, que, na realidade, nunca foram totalmente interrompidas.

Segundo dois funcionários egípcios, citados pela Associated Press (AP), o Hamas apresentou uma nova proposta com um plano de três fases para pôr fim aos combates. Assim sendo, a primeira fase será um cessar-fogo de seis semanas que incluiria a libertação de 35 reféns – mulheres, doentes e idosos – detidos por militantes do Hamas em Gaza.Israel deverá libertar 350 prisioneiros palestinianos que se encontram detidos pelas suas forças.

Para além dos civis, o Hamas também terá de libertar cinco militares israelitas – todas as mulheres. Em troca, Telavive libertará, segundo a fonte, 50 militantes do Hamas, incluindo alguns que cumprem longas penas por acusações de terrorismo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo