Mundo

Egipto reforça fronteira com Faixa de Gaza

O Egipto está a construir um muro e a nivelar terreno perto da sua fronteira com a Faixa de Gaza, em antecipação a uma ofensiva israelita contra a cidade fronteiriça de Rafah, noticiou, sábado, a agência Associated Press.

19/02/2024  Última atualização 10H05
© Fotografia por: DR

Segundo o veículo de informação, imagens de satélite por si analisadas e um vídeo da Fundação Sinai para os Direitos Humanos atestam esta iniciativa sem precedentes, da parte do Egipto.

As imagens revelam a construção de um muro de betão e barreiras ao longo da estrada Sheikh Zuweid-Rafah, cerca de 3,5 quilómetros a Oeste da fronteira com Gaza. 

A Fundação Sinai para os Direitos Humanos, com sede em Londres, divulgou um vídeo que mostra um guindaste levantando paredes de betão ao longo desta estrada, demonstrando o andamento das obras. Segundo a Fundação, o objectivo deste projecto é criar uma área altamente segura perto da fronteira com a Faixa de Gaza, em preparação para a possibilidade de um êxodo em massa da população palestiniana no caso de uma nova escalada do conflito.

 Estes últimos desenvolvimentos ocorrem num momento em que Israel continua a travar uma ofensiva prolongada contra o grupo militante Hamas, que está activo na Faixa de Gaza há vários meses. Embora o Egipto não tenha reconhecido oficialmente este trabalho, a iniciativa levanta questões sobre as suas implicações regionais.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo