Mundo

Governo do Iraque reabre refinaria após anos de paralisação

O Primeiro-Ministro iraquiano, Mohammed Shia al-Sudani, anunciou, sábado, a reabertura da maior refinaria do país, a Beiji, encerrada há 10 anos, depois de ter sofrido estragos durante confrontos com o grupo que se designa por Estado Islâmico.

25/02/2024  Última atualização 10H25
© Fotografia por: DR

O chefe do governo disse, em comunicado, que a reabertura da refinaria vai permitir que o Iraque satisfaça as suas necessidades nos derivados de petróleo, o que significa poupança de milhares de milhões de dólares por ano, que podem ser "investidos em outros serviços e aspectos da economia". Al-Sudani afirmou: "O Iraque, com a sua produção de mais de quatro milhões de barris por dia, continua a importar derivados de petróleo".

Com a reabertura de Beiji, acrescentou, o país "fica próximo de garantir todas as necessidades em derivados, já em meados do ano". A refinaria de Beiji, situada 250 quilómetros a norte de Bagdad, capital do país, nunca mais funcionou desde que aquele grupo assumiu o controlo da cidade, durante a operação relâmpago em várias áreas iraquianas no verão de 2014.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo