Mundo

Governo reforça medidas de Segurança Pública

O ministro da Defesa e Administração Interna de São Tomé e Príncipe anunciou, ontem, medidas de reforço à Segurança Pública, considerando que a Polícia Nacional está a cumprir com os seus objectivos”, para preservar a vida das pessoas e a convivência social em harmonia.

15/02/2024  Última atualização 13H15
Amado garante novos meios operacionais para a Polícia © Fotografia por: DR

Jorge Amado referiu que desde Agosto que a Polícia Nacional são-tomense instalou câmaras em alguns pontos da cidade, particularmente no aeroporto, no âmbito das medidas de reforço de segurança da 14ª  cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) realizada no arquipélago.

O Governo, assim, decidiu ampliar a operacionalidade no âmbito da segurança pública com a instalação de câmaras de vigilância em toda a capital do país, que serão monitorizadas pelo Centro de Comando Operacional da Polícia Nacional, indica a Lusa.

"Agora estamos a trabalhar num projecto que vai apetrechar toda a nossa cidade capital com câmaras de vigilância", disse ontem o ministro da Defesa e Administração Interna, Jorge Amado, em declarações aos jornalistas no final de uma visita ao comando policial, na capital são-tomense. Segundo Jorge Amado, o projecto "num montante de aproximadamente 500 mil euros" já tem financiador e "irá proporcionar que a polícia possa ter condições para visualizar todos os lugares mais críticos".

"Estamos convictos que será para este ano porque os projectos já estão elaborados, já foram enviados, e espero que dentro de dois ou três meses comece a haver a reacção por parte do financiador, para se poder junto das nossas forças fazer o levantamento para a instalação das respectivas câmaras", adiantou.

Jorge Amado sublinhou, também, que a Polícia Nacional é "um órgão não politizado", onde não se aceita que se faça política "porque tem que estar em condições de servir a todos os cidadãos nacionais". Relativamente ao problema de falta de recursos humanos e materiais, o ministro da Defesa e Admanistração Interna prometeu que o Governo tentará resolvê-los."A Polícia tem de sercapaz de dar respostas que pretendemos", concluiu.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo