Mundo

Grupo Hamas promete retomar as negociações

A delegação do Hamas, que está a negociar no Egipto, desde domingo, uma eventual trégua na guerra com Israel na Faixa de Gaza, "deixou o Cairo" ontem, com a promessa de retomar as actividades na segunda-feira.

08/03/2024  Última atualização 14H35
© Fotografia por: DR

As negociações entre representantes do grupo islamita palestiniano, Egito, Qatar e Estados Unidos "serão retomadas na próxima semana", referiu a televisão pró-governamental Al-Qahera News, citando um responsável do grupo de negociadores.

Com este adiamento, as negociações só irão recomeçar depois de 10 de Março, primeiro dia do Ramadão, o mês sagrado de jejum dos muçulmanos, questão que os mediadores queriam evitar.

Na quarta-feira, os países mediadores ainda tentavam chegar a um acordo antes do Ramadão, tendo enviado ao Estado judaico uma nova proposta do grupo islamita.

A proposta exigia, segundo uma fonte de segurança egípcia citada pela agência de notícias espanhola Efe, que Israel cessasse os ataques contra a Faixa de Gaza uma semana antes do início da troca de reféns, e que retirasse definitivamente as suas tropas do enclave palestiniano, num processo com "garantias internacionais".

Entre os pontos essenciais, o Hamas também exige liberdade de movimentos na Faixa de Gaza, e regresso sem condições dos deslocados aos seus lugares de origem.

Uma semana após o fim total dos ataques contra Gaza terá início o processo progressivo de troca dos presos, e que apenas prosseguirá caso Israel cumpra a interrupção total da ofensiva no enclave e a retirada total das suas tropas, segundo a mesma fonte.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo