Naquela noite acontecia o inacreditável. Na mais completa escuridão, o Robot do Luena fixou-me o seu olhar, impávido e sereno, sem dar a entender que as retinas dos seus olhos se conectavam com o passado, projectando imagens brilhantes de um tempo antes de eu nascer.
O Kinama pôs, ontem, a maralha do Kimbo a rir que se fartava. Tal como o Wacodiua, quando chegou ao local, roubou a palavra ao Ti Kifumbi e começou a relatar o jogo de futebol 11, que se disputou no Estádio dos Acabados, na Sanzala dos Parentes Mais Pobres, onde estiveram frente a frente Os Bifanas e Os Savelhas.
Mesu-a-Kekele e Inama Yendele são irmãos biológicos de mesmo ventre, embora trazidos ao mundo com elevado espaçamento. Dizem mesmo que Mesu-a-Kekele, o mais velho, tem idade para ser pai do irmão kasule, InamaYendele, que é 25 anos mais novo.
A perspectiva ontológica da historiografia literária angolana pode inspirar uma representação arborescente, uma tríade que compreende as literaturas orais, as literaturas escritas em línguas bantu angolanas e as literaturas africanas escritas em línguas europeias.Com este tópico encerramos as reflexões sobre os problemas que a filosofia da historiografia literária suscitam.Como se sabe, há um silêncio que paira sobre as literaturas orais e as literaturas escritas em línguas bantu angolanas.Á luz do comparativismo historiográfico verificamos que deriva daí a ilusão de inexistência desses campos literários das Humanidades e, consequentemente, a negligência relativamente à legitimidade do seu estudo