Mundo

Nações Unidas precisa de 4,1 milhões de dólares

Agências das Nações Unidas apelaram, ontem, a ajuda no valor de 4,1 mil milhões de dólares para responderem às "necessidades humanitárias mais urgentes" dos civis no Sudão e dos refugiados em países vizinhos.

08/02/2024  Última atualização 13H35
© Fotografia por: DR

Após dez meses de guerra entre o Exército e o grupo paramilitar Forças de Apoio Rápido (RSF), metade da população do Sudão - cerca de 25 milhões de pessoas - foi afectada e necessita de assistência humanitária ou de protecção, referem o Gabinete de Coordenação dos Assuntos Humanitários da ONU (OCHA) e o Alto-comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), citado pela AFP.

O OCHA, que comanda a resposta no Sudão, precisa de 2,7 mil milhões de dólares para responder às necessidades mais urgentes de 14,7 milhões de pessoas. O ACNUR, que coordena o Plano Regional de Resposta aos Refugiados, solicita 1,4 mil milhões de dólares e visa cerca de 2,7 milhões de pessoas em cinco países vizinhos do Sudão, detalham no comunicado.

Em conjunto, os dois planos têm como objectivo apoiar cerca de 17,4 milhões de pessoas no Sudão e nos países vizinhos, anunciaram. Mais de 1,5 milhões de pessoas fugiram através das fronteiras do Sudão para a República Centro-Africana, o Tchad, o Egipto, a Etiópia e o Sudão do Sul, de acordo com o comunicado.

Os combates no país têm alastrado a outras regiões e a fome "é galopante, com quase 18 milhões de pessoas a enfrentar uma insegurança alimentar aguda", alertaram. O conflito danificou redes de abastecimento de água que, entre outros problemas de saúde, tive como consequência o aumento de casos de cólera.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo