Mundo

Potências divergem sobre crise alimentar mundial

Grandes potências mundiais como Rússia, China, EUA e UE acentuaram as divergências no Conselho de Segurança da ONU sobre a crise climática e insegurança alimentar, temas que, na teoria, gozam de um maior consenso global.

15/02/2024  Última atualização 12H35
ONU preocupada com as crises que ameaçam a Humanidade © Fotografia por: DR

Em causa está um debate de alto nível do Conselho de Segurança da ONU para abordar a ligação e o impacto das alterações climáticas e da insegurança alimentar na paz e segurança internacionais, que foi convocado pela Guiana - país que preside este mês o Conselho de Segurança, noticia o Notícias ao Minuto.

A sessão foi aberta pelo Secretário-Geral da ONU, António Guterres, que lembrou que em 2022 o clima e os conflitos armados foram as principais causas de insegurança alimentar aguda para 174 milhões de pessoas, fazendo ainda referência às inundações e secas que destroem as colheitas, mudanças nos oceanos que perturbam a pesca ou a degradação da terra e das águas subterrâneas.

Apesar de o objectivo do debate ser gerar uma maior compreensão, respostas mais coordenadas e abordagens proactivas às ligações entre a insegurança alimentar e às alterações climáticas num contexto de paz e segurança, na prática o tema não gerou o consenso esperado.

Quer os representantes da Rússia, quer da China, questionaram se o Conselho de Segurança era o fórum onde as questões climáticas deveriam ser abordadas, em linha com a tese que defendem tradicionalmente, mas foram mais longe e acusaram os países ocidentais de continuarem a praticar um "colonialismo" que incentiva a insegurança alimentar.

O embaixador russo junto à ONU, Vasily Nebenzya, que apelou à reflexão sobre como "diante dos benefícios astronómicos do complexo agroindustrial ocidental, a ameaça da fome é sentida de forma mais aguda pelos países em desenvolvimento com populações em crescimento".

O diplomata acabou por alertar contra os supostos objectivos ocultos da assistência alimentar em todo o mundo em troca sacrifícios políticos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo