Mundo

Quénia destaca acordo estratégico com Etiópia

O Presidente do Quénia, William Ruto, destacou, ontem, a visita do Primeiro-Ministro etíope, Abiy Ahmed, a Nairóbi, com uma alta manifestação de boas-vindas, destacando o acordo estratégico no âmbito do aprofundamento da cooperação entre os dois Estados.

01/03/2024  Última atualização 07H30
Quénia e Etiópia © Fotografia por: DR
A Etiópia e o Quénia concluíram um quadro estratégico para promover a cooperação bilateral em áreas-chave do desenvolvimento económico e social. Os acordos assinados englobam a remoção de postos de controlo desnecessários, protocolos e sistemas alfandegários no Posto Fronteiriço de Parada Única de Moyale, entre as duas nações.

A visita do chefe do Governo da Etiópia acontece num momento de grande preocupação para Adis Abeba, fruto do Memorando de Entendimento com a Somalilândia, assinado em Janeiro, para exploração e acesso ao Mar Vermelho.

No entanto, a imprensa queniana especula que o diferendo com a Somália, em consequência do memorando com a região separatista da Somalilândia, seja de alvo de uma apreciação pelo Chefe de Estado queniano, por forma a acalmar a tensão entre a Adis Abeba e Mogadíscio.

A Somália, que tem o apoio do Egipto, ameaçou avançar com medidas duras, que podem dar num conflito com a Etiópia. A Somalilândia disse que a Etiópia vai reconhecer a sua independência.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo