Mundo

Rússia alerta para nova crise no Norte da Europa

As autoridades russas alertaram, ontem, para as possíveis consequências de um envio de equipamentos nucleares dos EUA para o Norte da Europa, garantindo que serão considerados "alvos legítimos em caso de confronto" entre a Rússia e a OTAN.

07/03/2024  Última atualização 06H15
Governo russo diz que colocação de arsenal nuclear altera a situação militar da Finlândia © Fotografia por: DR
"Não é necessário ser um estratega militar para perceber que isso representaria uma ameaça directa" para a Rússia, afirmou a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros do país, Maria Zakharova.

"Naturalmente, esses equipamentos seriam, inevitavelmente, incluídos na lista de alvos legítimos em diferentes cenários de colisão directa", acrescenta.

A porta-voz, citada pela agência russa de notícias Interfax, sublinhou que as autoridades finlandesas "não informaram os seus cidadãos dos riscos que correm se permitirem a colocação dessas instalações" no país na sequência da sua adesão à Aliança Atlântica do Tratado Norte (OTAN), em Abril de 2023.

Zajarova criticou as palavras do Presidente finlandês, Alexander Stubb, que permitiu uma revisão das principais "linhas legislativas do país, que, actualmente, proíbem a colocação de armas nucleares em território finlandês" e afirmou que "esta postura preocupa a Rússia".

"Se este tipo de armas aparecer no Norte da Europa, a segurança destes países não só não aumentará, como também sofrerá claramente um revés porque outros países do continente (...) terão de ter isso em conta", disse.

A Finlândia tem a fronteira terrestre mais longa da aliança militar com a Rússia - 1.340 quilómetros - e é um dos fornecedores europeus mais activos de ajuda militar e civil à Ucrânia.

Envio de arsenal envolve Alemanha com a guerra 

A entrega de mísseis Taurus à Ucrânia significaria o envolvimento directo da Alemanha no conflito, disse Erich Vad, general alemão, ex-conselheiro de política militar da antiga chanceler alemã Angela Merkel, em entrevista ao Berliner Zeitung, citado pela imprensa brasileira.

"Acho absolutamente correcta a decisão do chanceler federal Olaf Scholz de não transferir Taurus para a Ucrânia. O fornecimento de sistemas de mísseis à Ucrânia e envio de especialistas militares para a sua manutenção comprometeria o Estado alemão, arriscando-se a um ataque ", ressaltou o general.

Em sua opinião, Scholz precisa deixar isso o mais claro possível para o público alemão. O general também expressou a gratidão ao Presidente francês, Emmanuel Macron, por levantar a questão do envio de tropas ocidentais para a Ucrânia. De acordo com Vad, a reacção dos aliados ocidentais deixou claro que nenhum deles quer se tornar parte do conflito.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo