Mundo

Russia: Votação encerra hoje e já há elogios à adesão

A votação nas presidenciais da Rússia encerra hoje, mas a Comissão Eleitoral já elogiou, sábado, o nível de adesão dos eleitores. As eleições começaram na sexta-feira e encerram hoje, no mesmo dia em que deve arrancar a contagem dos votos.

17/03/2024  Última atualização 10H29
© Fotografia por: DR

De acordo com a Lusa, até à tarde de ontem, mais de metade dos eleitores russos já tinham votado nas eleições presidenciais, anunciou a Comissão Eleitoral Central (CEC), quando ainda faltavam algumas horas para o encerramento das urnas no segundo dia de votação. A votação tem duração de três dias e começou na sexta-feira.

De acordo com a Comissão Eleitoral Central (CEC), citada pela agência espanhola de notícias EFE, já tinham votado 51,77% dos eleitores russos, incluindo os que votaram através de meios electrónicos, muito criticados pela oposição devido à alegada opacidade deste mecanismo. O segundo dia de votação nas eleições presidenciais decorreu normalmente, afirmou disse Sergei Shchetinin, membro da Câmara Pública da Região de Moscovo e integrante do grupo de videovigilância.

"Hoje correu como sempre. Foram identificadas 50 pequenas irregularidades técnicas, que foram prontamente corrigidas. Nenhuma violação grave foi identificada”, disse Shchetinin.

As eleições presidenciais russas estão a ser realizadas em 89 entidades constituintes da Federação da Rússia. Neste ano, a votação também se realiza nas Repúblicas Populares de Lugansk e de Donetsk, bem como as regiões de Kherson e de Zaporozhie.

A Rússia tem 112,3 milhões de eleitores no país e por volta de 1,9 milhão no exterior. Cerca de 71% dos eleitores planeia comparecer às eleições, segundo a recente pesquisa do Centro Nacional do Estudo da Opinião Pública russo.

As eleições são monitoradas por mais de 333 mil observadores, incluindo mais de 700 representantes vindos de 106 países. Os observadores têm o poder de supervisionar se o processo decorre conforme a lei e registrar potenciais violações.

Os candidatos são: Vladimir Putin (candidato independente e que busca a reeleição), Nikolai Kharitonov (Partido Comunista da Federação da Rússia, KPRF), Leonid Slutsky (Partido Liberal Democrata da Rússia, LDPR) e Vladislav Davankov (Novye Lyudi, ou Novas Pessoas, em português).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo