Mundo

Secretário-Geral da ONU garante compromisso com o povo sudanês

O Secretário-Geral da ONU, António Guterres, garantiu que continua fortemente comprometido com o povo do Sudão, apesar de a Missão das Nações Unidas concluir, sexta-feira, a sua retirada do país.

02/03/2024  Última atualização 10H00
António Guterres, chefe máximo das Nações Unidas, descarta um abandono total do Sudão © Fotografia por: DR

Num comunicado, o porta-voz de Guterres, Stéphane Dujarric, frisou que a saída da Missão Integrada de Assistência à Transição das Nações Unidas no Sudão (UNITAMS) -- uma missão de carácter político e não militar -- não significa um desinteresse da ONU por esse país do norte de África.

"As Nações Unidas não vão abandonar o Sudão. Continuam fortemente empenhadas em prestar assistência humanitária vital e em apoiar o povo sudanês nas suas aspirações por um futuro pacífico e seguro”, diz a nota, citada pela Reuters. Destacando que o conflito continua a assolar o Sudão e "está a minar, ainda, mais o Estado de direito e a protecção dos civis”, assim como a "pôr em perigo todo o país e toda a região”, Guterres apelou às partes em conflito para que "deponham as armas e se comprometam com conversações de paz amplas que conduzam à retoma de uma transição democrática liderada por civis”.

Em Novembro passado, o Sudão pediu a António Guterres"o fim imediato" da missão da ONU no país, segundo uma carta distribuída ao Conselho de Segurança da ONU. Nesta carta oficial, o Ministério dos Negócios Estrangeiros informou Guterres da "decisão do Governo sudanês de pôr fim, com efeito imediato, à UNITAMS", que emprega centenas de civis desde 2020.

Na ocasião, o embaixador sudanês junto da ONU disse que a UNITAMS- cujo mandato também incluía a monitorização das violações dos direitos humanos - "já não respondia às necessidades e prioridades" do país. Face a este desejo do Governo sudanês, o Conselho de Segurança aprovou o encerramento da Missão, que conclui, ontem, a sua retirada do Sudão.

O secretário-geral da ONU aproveitou a ocasião para reiterar o seu "profundo agradecimento" a todo o pessoal internacional e nacional da UNITAMS pela "sua dedicação e serviço ao povo do Sudão" durante todo o mandato da Missão. "Uma pequena equipa permanecerá em Porto Sudão para supervisionar o processo de liquidação da Missão, com início em 1 de Março. O secretário-geral conta com a total cooperação das autoridades sudanesas para garantir que este processo seja concluído da forma mais harmoniosa e rápida possível", apelou Dujarric no comunicado.

Além disso, o enviado pessoal do secretário-geral para o Sudão, Ramtane Lamamra, iniciou o seu trabalho de apoio aos esforços de mediação, "em coordenação e estreita parceria com parceiros africanos e outros parceiros internacionais", acrescentou o porta-voz.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo