Especial

Primeiro módulo lunar privado descolou dos EUA

O primeiro módulo privado com destino à Lua, o Nova-C, conhecido por Odysseus, descolou da Florida, no sudeste dos Estados Unidos, disse a empresa responsável pela missão, Intuitive Machines.

19/02/2024  Última atualização 09H48
© Fotografia por: DR

O lançamento da missão IM-1, que tinha sido adiado antes, devido a anomalias durante o processo de carregamento de metano, aconteceu à hora programada, 01:05 do Centro Espacial Kennedy, no Cabo Canaveral.

O Odysseus, equipado com um sistema de propulsão alimentado por uma mistura de oxigénio e metano, descolou no interior do foguete SpaceX Falcon 9 e, uma vez em órbita, separou-se do foguete e seguiu em direção à Lua.

Caso o Odysseus consiga pousar na superfície lunar, algo que a NASA prevê para 22 de fevereiro, será também o primeiro módulo norte-americano a pousar na Lua em mais de 50 anos. desde a missão Apolo 17, em 1972.

O principal objectivo da missão é levar seis cargas da NASA com instrumentos para pesquisas e testes tecnológicos ao polo sul da Lua, região que permanece inexplorada, o que facilitará o trabalho das tripulações das futuras missões Ártemis.

O pouso será junto ao maciço Malapert, a cerca de 300 quilómetros do polo sul da Lua, uma área "cheia de incerteza", de acordo com especialistas da NASA, que acreditam ser composta por material das terras altas lunares, semelhante ao local de pouso da Apolo 16.

O Odysseus terá cerca de sete dias para terminar as operações antes da noite lunar chegar ao polo sul e deixar o módulo sem energia, disse a Intuitive Machines, empresa com sede no Texas

(centro-sul).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Especial